A melhor estratégia para organizar a rede e os canais de telecomunicações em uma empresa é o cabeamento estruturado de redes. Permite adaptar melhor os equipamentos para atender às demandas, gerando redução de custos, flexibilidade e suporte à produtividade.
#Cabeamento estruturado em UTP
O cabeamento estruturado é uma forma de organizar e padronizar a estrutura de cabos em uma empresa, de modo a alcançar o máximo de produtividade e desempenho. É aproveitar melhor os recursos.
Os cabos UTP recebem esse nome por não serem blindados e serem feitos de fios de cobre trançados .São os cabos mais comuns, sendo divididos em diferentes categorias de acordo com a sua velocidade. Esse é um dos motivos pelos quais é importante optar pelo cabeamento estruturado, que garante que a sua rede esteja usando a mesma categoria e não haja gargalos com relação ao serviço do provedor.
#Cabeamento em fibra Ótica
O cabo de fibra óptica transmite os dados por meio da reflexão da luz em seu interior, o que proporciona velocidades de transmissão muito superiores. Os cabos têm uma parte interna, em que é feita a reflexão da luz, e diversas camadas de proteção até chegar à parte externa.
Em ambientes internos, o tipo de fibra mais usado é o multimodo, que tem capacidades de transferência superiores a 10 Gbps
Coligadas Resitel / R5 soluções